Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O tal Canal do Panamá e mais um pouco.

 

Foi mesmo uma grande emoção estar de pé alí pertinho do Canal, algo que só ouvia falar e via fotos nos livros e internet.Uma obra fantástica.

Quem poderia imaginar que um oceano seria mais baixo que o outro, afinal, tudo é água.Mas a verdade é que o pacífico é bem mais profundo que o atlântico e por isso é necessário ter essas comportas para elevar a água até o nível do atlântico.

A velocidade que as comportas se enchem é incrível, não demora nada mesmo, é apenas um instante para trancar as barreiras e elevar o nível de água, e assim os barcos se vão rumo ao atlântico ou vice-versa. São bombas gigantescas que fazem o trabalho, nunca param , um navio atrás do outro.

Me parece que o sistema de pagamento é feito no momento que o navio se aproxima do canal, é preciso que o capitão do navio entre em contato com o pessoal do canal informando tamanho, peso e a localização exata do navio, assim, o pagamento é efetuado, cada container custa mais ou menos 200 dólares, esse é o preço mínimo.Aquele navio  Crown Princess de cruzeiro deixa mais ou menos 141,344.91 dólares todas as vezes que passa por aqui quando está lotado. O capitão do navio sai do comando e um funcionário do Canal guia o navio até o outro lado do Canal, e com ajuda de máquinas terrestes, o navio é carregado em marcha lenta, com bastante cuidado até o outro lado. O Canal gera um valor tão alto que se não houvesse corrupção no Panamá e se a verba fosse dividida corretamente, seria suficiente para dar conta de todo o país, as outras  receitas seriam outros lucros. E toda essa obra do canal foi feita pelos Estados Unidos e dado para o Panamá, hoje eles fazem um trabalho melhor que os americanos faziam no passado.

É interessante entrar em um super mercado no Panamá e encontrar coisas de Rússia, Japão, Austrália, ou seja, produtos de toda a parte do mundo, afinal, este é o portal mundial, tudo passa por aqui. Imagina que produtos brasileiros são trazidos para cá e vendidos por menores preços.Me lembro que um EcoSport 2005 no Brasil valia mais ou menos uns 50 mil reais, aqui, um Ecosport 2010, automático, completo, carro que é feito somente no Brasil , ele sai por mais ou menos de 15 à 18 mil dólares.E o imposto veícular custa 40  dólares ao ano, dependendo do carro pode ser uns 20.Sempre compro produtos brasileiros com preços mais baratos aqui e fico frustrado, não sei porque as coisas no Brasil são mais caras.

A antiga zona militar – mais conhecida como zona do canal- é muito diferene do resto da cidade.Antigas contruções, casas e bairros com muita influência americana, pouco à pouco o panamenho está fazendo novo uso dos antigos prédios que foram usados pelo poder militar dos Estados Unidos.Andar por esta zona é um verdadeiro banho de história, e durante a noite a coisa fica mais interessante, às vezes tenho a impressão de escutar gritos de revoltas contra o militarismo americano que aqui esteve no passado. Hoje, o Panamá acolhe muitos gringos, principalmente americanos, por isso, é muito comum encontrar alguém falando inglês por toda a parte, o americanísmo é muito comum por aqui, as próprias leis panamenhas são bem parecidas com  o sistema americano.

O modo de vida aqui não é bem latino, pelo  menos eu não vejo assim, o povo é muito mais recatado, às veze até bem gelado, não se vê mulheres com roupas que mostram bastante a curvatura feminina, aqui homens não andam sem camisa na rua, pois é crime, seria atentado ao pudor, se você vai à praia, tem que ir de camisa até a praia e chegando lá tira a camisa, e quando sair da praia, tem que vestir a camisa de novo pra vir pra casa. Quase não se encontra homens com brincos, cabelos pintados, tattoo…nada disso. Há uns anos atrás, cerca de 5 anos, me falaram que pra entrar em qualquer estabelecimento homens tinham que estar com camisas que tinham gola alta, com botão, e calça social, ao contrário não passariam da porta.Ainda hoje apenas gringos andam de bermundas na rua, o panamenho continua na social, mesmo com o calor que faz em certas partes, gola alta e sapatinho social.E me parece que as  mulheres ainda não têm todo o direito aqui, um amigo norte- americano- mexicano casado com uma panamenha quis abrir uma conta no banco aqui e colocar a esposa como primeiro titular, a resposta que a gerente do banco lhe deu foi ridícula:” Ela é uma mulher e você é o homem da casa, a conta tem que ficar no seu nome, mesmo ela sendo Panamenha!”, e isso veio de uma mulher. Ele fez um discurso básico no banco mas não adiantou, a conta ficou com o nome dele no primeiro titular.

“Adaptação, nova cultura, aceitação, perseverança e paciência” – esse é o meu mantra!

 

 

Canal Miraflores

DSC03012

 

 

DSC03008

 

DSC03005

 

DSC03011

Bem ao fundo nota-se um terreno de cor vermelha, algures alí será o novo canal, bem mais largo, mais fundo e assim poderá receber navios maiores.A obra já foi iniciada.

DSC03015

 

Meu amigo no contra-luz!

 

DSC03018

2 comentários:

  1. E ai Tiago,tudo bem ?
    Achei seu blog pelo blog do Léo na Finlândia,muito legal,parabéns !
    Já coloquei seu blog lá na minha listona de blogs !
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala Felipe, tudo ótimo!
    Obrigado pelo comentário e elogio.
    Abração!

    ResponderExcluir