Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

El Bajareque

O pessoal no Brasil sempre me pergunta se aqui também está fazendo muito frio já que no Rio o inverno este ano está bem rigoroso. Aos poucos estou aprendendo sobre o clima aqui no Panamá, mas pra já posso dizer que não temos inverno pois estamos localizados bem pertinho da linha do Equador.

Sem inverno e as outras estações do ano, pra muitos, a vida aqui pode ser uma chatice. Pra quem mora na capital e no centro do país é bem difícil, a temperatura é sempre alta, durante as tardes a coisa fica muy caliente mesmo, e as noites são frescas.

O clima aqui é bem complexo, há lugares frios, frescos, sempre húmidos, secos, semi-secos, e essa mudança no clima tem uma grande influência na Fauna e FloraHá locais onde a vegetação é quase nula, de fato é possível encontrar deserto em certas partes do país. Na região central, lá pelas bandas de Penonomé, Agua Dulce e Santiago, o clima é sempre quente, seco e em função disso o progresso está chegando bem devagar por lá.Sem ar-condionando não há quem viva por lá.

Cheguei aqui em  março, naquela altura era a época de seca, às vezes tinha que passar hidratante no corpo todo para evitar que a pele ficasse seca, e sempre tinha a sensação horrorosa que iria chover pela manhã, mas na verdade o céu estava azul, sem nenhuma nuvem.Foram tempos bem complicados, não conseguia evitar a angústia que sentia por sentir falta da chuva, falta do cheiro de terra molhada e do auxílio pra tentar fazer a grama crescer.Desisti de tentar manter a grama molhada, o sol me derrotou. O pessoal sempre me dizia que eu não sabia o que eu estava falando quando pedia chuva, diziam-me que eu iria me arrepender pois aqui chuva causa caos, pra mim era tudo lorota, imagina se eu iria acreditar que teria chuva num local tão seco como esse. Agora eu quero a época seca, a coisa está mesmo feia por aqui, chove muito na américa central,ao ponto de levar tudo que há pela frente.Aqui a chuva forte tem até nome, El Bajareque!

El Bajareque veio fraquinho até agora, mas foi o suficiente para levar milhões de dólares que o governo investiu para tentar controlar o nível de água nos rios aqui em Boquete.Foram meses de muito trabalho, longas horas de planejamento com engenheiros, um correria pra terminar tudo antes da época de chuva, mas tudo foi por água abaixo, literalmente. 3 horas de chuva contínua foi suficiente para levar casas, estradas e mudar toda uma paisagem.Por incrível que pareça eu estava tirando fotos para o colocar no Blog, tive a chance de tirar fotos das casas, rios e outros locais antes e depois da chuva, a tragédia foi bem grande e os danos foram muitos.

A regra geral aqui é não morar perto de rio e não tentar mudar o curso do mesmo, mantê-los limpos é tarefa de todos.A força comunitária em Boquete é bem grande, e o otimísmo que as pessoas têm é fantástico.Portanto, hoje passei pelas áreas afetadas pela enchente e vi novos engenheiros fazendo novos projetos, as casas que restam por lá já se encontram limpas, novas flores serão plantadas e os boquetenhos dizem que as novas obras serão mais eficientes e tudo ficará mais bonito.

 

Este hotel era mesmo um sonho!

DSC06092

The Rock, um ótimo restaurante, reconstruído e inaugurado essa ano.A chuva o tinha levado há uns anos atrás.

DSC06094

Resultado dos milhões investidos para tentar controlar o nível de água durante temporada de chuva.

DSC06236

Cidade lindinha!

DSC06232

 

As cenas abaixo foram capturadas 3 horas depois no mesmo dia:

35

 

34

 

37

 

44

 

43

20

23

4

9

8

 

21

 

5

 

12

 

12 (2)

 

13

 

41

40 

38 

 

45

 

Lembra de trazer um guarda-chuva se passar por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário